Conheça o anime SHIMONETA
- otakuohayoucontato
- 22 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2019

Há uma popular lenda em fóruns e sites de animes, dizendo que quanto mais comprido for o título de um anime, melhor é sua história. Shimoneta To iu Gainen Ga Sonzai Shinai Taikutsu Na Sekai faz jus a esses dizeres.
Brincadeiras a parte, o light novel (livro de leitura simples com algumas imagens) intitulado Shimoneta To iu Gainen Ga Sonzai Shinai Taikutsu Na Sekai, conhecido no Brasil pela abreviação "Shimoneta", e no japão como "shimoseka", foi escrito pelo jovem japonês Hirotaka Akagi, em 2012, e publicado pela editora Shogakukan.
O sucesso incontestável da história fez com que houvesse uma adaptação para mangás, no início de 2014, desta vez através da popular editora Mag Garden.
Em 2015, o estúdio J.C.Staff iniciou uma adaptação da história para anime, contendo 12 episódios.
Para aqueles que possuem curiosidade em relação a tradução do nome do anime, mesmo que haja certas divergências na adaptação de frases do japonês para o português, posso dizer que seria algo como "um mundo chato onde os conceitos de piadas vulgares não existem".
Na história, nos encontramos em um japão dominado por um estado totalitário, onde políticos decidem como e de que forma deve-se ser dada a educação moral de crianças e adolescentes. Através de novas tecnologias e uma fiscalização rígida, denominada como "esquadrão da decência", o governo bane qualquer tipo de conteúdo erótico do país, impossibilitando que até mesmo adultos tenham acesso a esse tipo de material.
Isso leva ao surgimento de uma geração de jovens sem instrução nenhuma sobre sexo, biologia humana e até mesmo sem a capacidade de compreender "piadas sujas e pervertidas".

A estudante e vice-presidente do conselho estudantil do colégio Tokioka academy, Kajou Ayame, que aparentemente é uma estudante alinhada com as propostas do governo, atua nas sombras como uma "Terrorista erótica", conhecida como Setsugen no Ao , que comete seus "crimes" espalhando fotos, textos e conteúdos eróticos pela cidade, em especial, no colégio que frequenta. Sua marca registrada é seu uniforme terrorista: nua, coberta apenas por um lençol branco e uma calcinha no rosto.

Okuma Tanukichi, aluno recém transferido para a Tokioka, que tenta ao máximo se adaptar a nova sociedade, é chantageado por Ayame para juntar-se a seu grupo terrorista e transmitir "conteúdo erótico" aos jovens, combatendo também as regulamentações criadas pelo governo.
É impossível deixar de comparar tal história com a situação recente de nosso país, onde o direito à liberdade de expressão é constantemente atacado. Um dos artifícios utilizados para que nosso direito de se expressar seja limitado, por exemplo, é o conhecido "discurso de ódio"— acusação de que sua fala ofende determinados grupos considerados como "oprimidos". Esse argumento não é nada objetivo, já que milhares de falas podem ser consideradas ofensivas para algumas pessoas e para outras não. Na hipótese de que tudo que ofenda alguém for proibido, não teremos mais como propagar nossas opiniões políticas, religiosas, gostos pessoais, etc. Até mesmo animes de comédia podem ser censurados, já que as piadas podem ofender alguém de determinada etnia, sexo, característica física, etc.

Não estamos tão longe da realidade vivida no anime.
Se gosta de animes polêmicos, com muito Ecchi e comédia, "Shimoneta" é a recomendação perfeita para você!
A Otaku Ohayou possui canecas de porcelana de animes a pronta-entrega! Peça já a sua! Acesse a página "Produtos" aqui do Blog e saiba mais!
Adm_ishigaki
Comments